A cirurgia laparoscópica é um procedimento muito famoso e pouco invasivo. Por meio de pequenas incisões no abdome do paciente, o médico insere um dispositivo com microcâmera e instrumentos cirúrgicos especiais para trabalhar dentro da cavidade abdominal.
Na maior parte dos casos, o paciente é internado e passa por uma anestesia geral antes da cirurgia ocorrer. Como ela é pouco invasiva, o paciente pode deixar o hospital no mesmo dia ou alguns dias depois. O procedimento consiste em o médico fazer um pequeno corte na região examinada. Por meio da incisão, o médico introduz um aparelho chamado laparoscópio, para assim ver os órgãos internos do paciente e fazer o diagnóstico.
A cirurgia laparoscópica é uma cirurgia pouco invasiva, consistindo em uma técnica que é especializada na realização de um procedimento operatório. Com o passar dos anos, a técnica usada nessa cirurgia cresceu e acabou possibilitando abranger praticamente todo o corpo humano. A cirurgia laparoscópica utiliza várias “incisões” de cerca de 1 cm de raio, na area de operação.
Em cada uma das incisões, é utilizado um instrumento em forma de tubo, colocado dentro de um trocarte. Nesse procedimento, depois do trocarte ser usado, uma câmara especial é colocada anexa, com o nome de laparoscópio. Com essa ferramenta é possível que o médico observe e analise o paciente por meio de uma tela, enquanto o aparelho é introduzido na cavidade abdominal.
Neste procedimento, o abdome do paciente é preenchido com o gás dióxido de carbono para ajudar o cirurgião a ter espaço de trabalho e visibilidade. O laparoscópio mostra imagens da cavidade abdominal para médico, através dos monitores de vídeo. Com a visão dos monitores e a realização do procedimento, o paciente geralmente tem alta rapidamente e segue os protocolos de repouso do médico.