Pieloplastia laparoscópica é o tratamento da estenose da junção uretero-pélvica (JUP), que é a união do rim com o ureter.
Pieloplastia laparoscópica é o tratamento da estenose da junção uretero-pélvica (JUP), que é a união do rim com o ureter.
A pieloplastia é utilizada para a correção cirúrgica das obstruções ou estenoses da região onde termina o rim e começa o ureter, que chamamos de Junção Uretero-piélica (JUP). Este processo patológico consiste no estreitamento da junção da pelve renal com o ureter. As causas desta condição podem ser congênitas ou adquiridas por processos infecciosos ou inflamatórios.
Se não corrigida a estenose de JUP pode levar à lesão renal pelo processo obstrutivo com eventual perda da função renal. Os sintomas decorrentes da estenose de JUP são semelhantes aos casos de cólica renal. Uma queixa recorrente é a dor lombar do lado da estenose de JUP que surge quando o paciente ingere muito líquido. O tratamento desta entidade patológica sempre envolveu o emprego de técnicas cirúrgicas.
Ela pode ser aberta ou endoscópica. No entanto, os resultados da cirurgia aberta sempre suplantaram as taxas de cura obtidas com as técnicas endoscópicas. Com o advento das cirurgias laparoscópicas foi possível obtermos os mesmos resultados da cirurgia aberta, porém com o emprego de um procedimento minimamente invasivo.
A abordagem laparoscópica para a correção das estenoses de JUP é semelhante às abordagens para cirurgia laparoscópica renal, ou seja, empregamos 3 ou 4 portais de acesso com o paciente deitado de lado. Após a cirurgia os pacientes ficam internados por 2 ou 3 dias e a seguir tem alta hospitalar. As vantagens da pieloplastia laparoscópica são incisões menores, menos dor pós-operatória e recuperação mais rápida.
Profissionais que valorizam a sua saúde!
Com profissionais em todas as áreas da Urologia e um atendimento, online e por telefone, voltado para melhor atender nossos clientes, a Uroserv consegue atender com atenção e carinho a todas as idades. Confira o que oferecemos: