A cirurgia endoscópica, que é também conhecida como cirurgia por vídeo, é ser amplamente utilizada em cirurgias em todo o corpo humano. As cirurgias são realizadas exclusivamente nos pacientes com o uso do acesso endoscópio, ou assistidas por endoscopia.
O endoscópio é utilizado normalmente para cirurgia de hidrocefalia, tumores intraventriculares, tumores cerebrais, tumores de hipófise, tumores da base do crânio, tumores da órbita, cistos cerebrais, cirurgias da coluna, neurocisticercose, tratamento de fístula liquórica, descompressão de órbita, malformações congênitas, entre outros.
Em geral, essa cirurgia feita na area da urologia pode demorar cerca de 60 minutos, e depende do tamanho/dimensão do tumor. A anestesia usada nessa cirurgia pode ser a anestesia geral, ou a anestesia local. A cirurgia em si não implica nenhum tipo de incisão cirúrgica, sendo feito feito através da uretra do paciente com um equipamento de tubo bem fino, com o nome de ressectoscópio.
Ao término da cirurgia, é geralmente feito um procedimento chamado hemostase, em que consiste um processo extremamente cuidadoso de coagulação da area desejada. Esse procedimento “cauteriza” o tecido onde o tumor estava alojado, e previne que ocorra uma hemorragia depois da cirurgia.