A litíase renal ocorre quanto é formada uma massa sólida no interior dos rins, criando pequenos cristais que costumam provocar dor intensa ao se movimentarem.
A litíase renal ocorre quanto é formada uma massa sólida no interior dos rins, criando pequenos cristais que costumam provocar dor intensa ao se movimentarem.
Cálculos menores que 5 mm (0,5 cm), principalmente se localizados na parte final do ureter, habitualmente saem espontaneamente pela urina sem tratamento.
Menos de 20% dos pacientes com pedras menores que 5 mm precisam de alguma intervenção médica para retirar seu cálculo renal.
O cálculo demora em média 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser maior que 1 mês.
A partir dos 5 mm, quanto maior for a pedra, menor a chance dela ser eliminada espontaneamente. Cerca de 60% dos cálculos renais entre 5 e 7 mm são eliminados sem tratamento; esta taxa cai para menos de 50% nas pedras com tamanho entre 7 e 9 mm.
Já a pedras grandes, com mais de 9 mm somente 25% saem espontaneamente, mesmo assim, apenas se já estiverem na parte final do ureter.
Cálculos maiores que 10 mm (1 cm) localizados no início do ureter, próximo ao rim, não costumam sair sozinhos, pois são até 3x maiores que o diâmetro médio do ureter.
Uma vez controlada a dor do paciente e diagnosticado um cálculo renal com menos de 10 mm sem sinais de complicações, como hidronefrose (dilatação do rim por obstrução da passagem de urina), piora da função renal ou infecção associada, o paciente pode ser tratado em casa, à espera da eliminação espontânea da pedra.
Geralmente o paciente é liberado para casa medicado com anti-inflamatórios para controlar a dor e medicamentos que relaxem o ureter, o que facilita a passagem do cálculo em direção à bexiga. As drogas mais usadas para este fim são a Tansulosina (medicamento também usado na hiperplasia benigna da próstata) ou a Nifedipina (medicamento também usado para tratar hipertensão arterial).
Orienta-se também o paciente a ingerir bastante líquidos para que um grande volume de urina ajude a empurrar a pedra.
Se o paciente tiver pedras maiores que 1 cm, dor de difícil controle, sinais de obstrução do rim (hidronefrose), piora da função renal, sinais de infecção urinária ou se após 4 a 6 semanas a pedra não tiver saído espontaneamente, a avaliação por um urologista está indicada.
Profissionais que valorizam a sua saúde!
Com profissionais em todas as áreas da Urologia e um atendimento, online e por telefone, voltado para melhor atender nossos clientes, a Uroserv consegue atender com atenção e carinho a todas as idades. Confira o que oferecemos: