E se o cálculo ureteral ou renal não foi retirado, o que fazer? Não se preocupe, o seu urologista já sabe disso e ele programará outro tratamento específico para este cálculo.
Após qualquer manipulação do ureter, este pode apresentar um grau de edema secundário à reação inflamatória, que por si só pode obstruir a passagem de urina e de restos de cálculos que ainda possam permanecer. Por isso, costuma-se inserir um cateter chamado de duplo J, para garantir a permeabilidade da via urinária manipulada.
O cateter apresenta as duas extremidades em forma parecida com a letra J, daí o seu nome. O Duplo J apresenta furos em seu trajeto que permitem o escoamento da urina do rim para a bexiga.
Uma ponta fica dentro do rim e a outra dentro da bexiga. Portanto, mesmo que haja obstrução em algum ponto do ureter, independente da causa (ex: cálculo, tumor dentro do ureter, tumor comprimindo o ureter externamente).
O duplo J transpassa esta região e garante a permeabilidade da via urinária. Este cateter pode permanecer por várias semanas até que o urologista ache seguro retirá-lo.