fbpx

A incontinência urinária (IU) é uma condição onde a  perda involuntária de urina de forma regular ocasiona problemas sociais e higiênicos.

Até os dias de hoje essa preocupação era quase que exclusivamente das mulheres, porém com o advento da prostatectomia radical, cirurgia que é realizada para os casos de câncer de próstata em estadio inicial, pudemos observar um número crescente de homens com IU, outras causas estão relacionadas a problemas neurológicos como doença de Parkinson e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).

Na mulher a perda urinária pode ser ocasionada por vários fatores, sendo os mais frequentes a incontinência urinária de esforço e urgência miccional.

Na urgência miccional, ocorre espasmos vesicais involuntários e incontroláveis (Hiperatividade Detrussora), e na incontinência de esforço ocorre perda urinária após um espirro, tosse, etc., responsável por 70% dos casos

De acordo com estimativas atuais, cerca de cinco por cento da população brasileira sofre de perda de urina. No entanto, acredita-se que o total de pessoas afetadas seja ainda maior do que o mostrado pelas pesquisas, pois muitos portadores deste problema acabam não informando os profissionais de saúde que o(a) atendem. São milhões de pessoas, no Brasil e no mundo, atingidas por um problema que, em geral, interfere significativamente na qualidade de vida. Procure um Urologista para melhor avaliação.

Comments are closed.