1) O que é?

A candidíase peniana é uma infecção fúngica, popularmente conhecida como micose, causada pelo fungo Candida albicans. Atinge mais comumente o corpo peniano e a glande (cabeça do pênis). O termo médico usado pelos urologistas é balanopostite (balanite= inflamação da cabeça do pênis, postite= inflamação da pele do pênis)

 

2) Como ela pode ser adquirida?

A principal forma de contágio é por relação sexual. A Candida passa para o pênis e se prolifera no local, causando uma inflamação intensa na pele do pênis.  A região peniana, por ser quente e na maioria das vezes úmida, é propícia para o desenvolvimento da doença.

Outras causas são: má higiene genital, imunidade baixa (defesa do corpo deficiente), uso de antibióticos e corticosteróides, doenças que diminuam a defesa do corpo (ex: diabetes, HIV).

 

3) Existe uma forma de prevenção?

Sim, lavar o pênis logo após as relações sexuais, mesmo que tenha-se usado o preservativo. Todos os dias, após urinar, ordenhar o pênis para secar as últimas gotas de urina, deste modo, diminuindo a umidade da região peniana. Ter uma excelente higiene da região genital diariamente. Tratar as doenças como diabetes e HIV, entre outras. Evitar uso de antibióticos e corticosteróides sem prescrição médica. Usar preservativo às relações sexuais.

 

4) Como a pessoa identifica que está com ela?

Aparecem no pênis, pequenas manchas ou pontos vermelhos, leve edema (inchaço), placas esbranquiçadas na glande e corpo peniano, pequenas  fissuras (cortes), ressecamento da pele e sensibilidade local aumentada, prurido (coceira) e mal cheiro.

 

5) A pessoa que já a teve, tem mais chance de a ter novamente?

Sim, pois deve ter algum fator de risco (exposto na questão 2), que esta pessoa ainda não tratou, que faça com que a infecção retorne.

 

6) É algo sério?

Normalmente é uma infecção fúngica simples, sem grandes complicações. Em alguns casos, só de afastar o fator de risco já se tem melhora do quadro. Usa-se, dependendo do grau da infecção, antifúngicos tópicos (no local) ou orais (sistêmicos).

 

 

Fernando Tardelli
Urologista da Uroserv
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia

Comments are closed.